PCP apoia a luta dos trabalhadores da MECOIN
Foto Jornal de Notícias
Transcrevemos na íntegra o comunicado da Comissão Concelhia de Tondela do PCP:
«Desde o passado Sábado que os trabalhadores da MECOIN, empresa metalúrgica de componentes de automóvel, sedeada em Nandufe, Tondela, estão em vigília à porta da empresa, para impedir o roubo de máquinas e matérias primas pela administração, depois desta a ter encerrado na passada Terça-feira, dia 6 de Novembro, deixando os cerca de 40 trabalhadores com cinco meses e meio de salários em atraso.
Este desfecho culmina um processo que se arrasta desde 2004, com a acumulação dos salários em atraso, em paralelo com a má gestão e a descapitalização descarada da empresa, ao ponto de existirem mais de 500 mil euros de encomendas em carteira, sem que houvessem matérias primas para as satisfazer.
A indignação dos trabalhadores é ainda maior ao constatarem que a administração os deixou sem subsídios de Férias e de Natal, mas foi gozar dos rendimentos para o Brasil e para o Paraguai, insensível aos dramas e problemas sociais das vitimas da sua exploração.
Aliás, este estado de coisas só é possível porque esta administração sente as costas quentes pelo Governo PS/Sócrates, que fez dos trabalhadores os inimigos públicos, ao mesmo tempo que legisla e governa a favor dos poderosos, que acumulam cada vez mais riqueza, em paralelo com o aumento do número de pobres no país.
Senão como se compreende que os trabalhadores tenham pedido em Setembro a insolvência da empresa, para impedir a completa delapidação dos bens existentes e para salvaguarda dos seus créditos, e, até ao momento, nem Tribunal de Trabalho, nem Inspecção de Trabalho tenham tomado qualquer medida para dar resposta à sua solicitação?
Isto quando se sabe que alguns dos administradores têm um vasto curriculum em matéria de falência de empresas e querem levar para o norte do país as máquinas da MECOIN, para laborarem sobre outra designação, beneficiando da criação das “empresas na hora”.
A Comissão Concelhia de Tondela do PCP, ao mesmo tempo que manifesta a sua total solidariedade com os trabalhadores em luta, solicitou ao Grupo Parlamentar do Partido na Assembleia da República o envio, hoje mesmo, de um Requerimento ao Ministério do Trabalho e da Segurança Social, instando-o a tomar medidas urgentes de salvaguarda dos direitos dos trabalhadores, nomeadamente fazendo actuar nesse sentido a Inspecção de Trabalho e o Tribunal de Trabalho de Viseu, e ao Ministério da Administração Interna para que envie forças de segurança para o local, afim de impedirem a saída indevida de máquinas e matérias primas, que são pertença dos trabalhadores e do próprio Estado, por força da dívida da MECOIN à Segurança Social e ao fisco.
O PCP, ao mesmo tempo que saúda a forte determinação dos trabalhadores da MECOIN, em vigília para impedir a usurpação dos seus bens e pelo pagamento dos salários em atraso, apela à manutenção da sua unidade na luta, pois só unidos e organizados conseguirão vencer e fazer valer os seus direitos. CONTEM SEMPRE COM O PCP, NAS HORAS BOAS E NAS HORAS MÁS.»
Tondela, 15/11/07
A Comissão Concelhia de Tondela do PCP