PCP, vanguarda da classe operária e de todos os trabalhadores
-
«A natureza de classe de um partido comunista é a raiz da sua criação e existência e um elemento básico da sua identidade.
«"Partido político do proletariado", "partido da classe operária e de todos os trabalhadores portugueses", assim o PCP é definido nos seus Estatutos (art.º 1.º). "Filho da classe operária", que foi ao longo dos anos "a fonte da sua vida e do seu permanente rejuvenescimento", sublinha o ensaio.
«De facto, o partido recebeu sempre da classe operária apoio, força, energia, inspiração e quadros, no âmbito da estreita ligação com a classe e as massas.
«Nessa ligação intrínseca se baseia o papel de vanguarda.
«Vanguarda concebida não como força superior de comando, mas como força política que se funde com a classe e as massas populares, é portadora do conhecimento aprofundado dos problemas e actua como defensora firme e permanente dos interesses de classe.
«As características da natureza de classe do partido afirmam-se com particular relevo na sua independência. Ou seja: na sua ideologia, na sua política, na sua frontal resistência à influência, às pressões, às medidas repressivas do poder do capital. A história e a luta do PCP são inseparáveis da sua independência de classe.»
Álvaro Cunhal, O Partido com Paredes de Vidro,
Edições «Avante!», Prefácio à 6.ª ed., Lisboa, 2002, pp. 31-32
-