Agarra que é ladrão!
Li em vários estudos económicos franceses, ingleses e americanos que as grandes companhias petrolíferas se debatem com um problema muito sério. Parece que não o conseguem solucionar. Fiquei preocupado. Então não é que as «irmãs» (terminologia dos anos 40 do século passado), com os lucros fabulosos que têm obtido, atingiram um estado de excesso de liquidez? Eufemismo para «não sabem o que fazer a tanto dinheiro». A culpa, dizem-nos, é dos especuladores, esses malandros, que andam sempre a fazer subir o preço do barril do dito. E as «irmãs», essas magnânimas, sem se conseguirem desenvencilhar de umas centenas de milhões de dólares. Elas bem tentam, mas...
E não só, digo eu. Vamos fazer umas contas? É que ou muito me engano ou andam a querer comer-nos por parvos. Há uns dias barril de petróleo a 100 dólares. Euro a valer 1,25 dólares. Logo cada barril custa 80€. Percebido?
Ontem barril de petróleo a 110 dólares. Euro a 1,56 dólares. Logo cada barril custa 70, 50 €. Percebido?
Compramos o barril de petróleo MAIS BARATO por força da valorização do euro face ao dólar!!! Então porque aumentam os preços dos combustíveis em Portugal? Depois admirem-se que as pessoas se manifestem…
Ladrôes! Agarra que é ladrão!