Festa do «Avante!» 2008 - Abertura/Comicio
Os primeiros visitantes que franquearem as portas da Festa, normalmente pelas 18 horas, ainda vão poder ver dezenas de camaradas que numa pressa de última hora dão os últimos retoques à decoração, afixam preçários e arrumam mercadorias, dispõem cadeiras e fazem as limpezas finais.
Para trás estão meses de trabalho que vão agora ser recompensados com a afluência de muitos milhares de visitantes que prometem pelo menos mais três dias e três noites de esforçado labor, com poucos momentos para recuperar forças.
O início oficial de da Festa do «Avante!» é assinalado com natural emoção, normalmente pelas 19 horas, na Praça da Paz, por centenas de militantes com tarefas no terreno, para além de muitos visitantes que já se encontram no recinto.
Depois de lançados os primeiros foguetes, ao som de uma Banda, subirá ao pequeno palco o secretário-geral do PCP, que fará uma breve intervenção onde dará as boas-vindas a todos.
Está aberta a Festa do Avante!
No domingo, normalmente pelas 18 horas, a Festa culmina com mais uma grande iniciativa política - o Comício -, que galvanizará milhares de militantes e simpatizantes comunistas e que constituirá igualmente um momento de grande animação.
As bandas e as fanfarras, grupos de zés-pereiras e outras animações partem de vários locais da Festa em direcção ao Palco 25 de Abril.
No Palco estarão os membros do Comité Central e representantes de partidos e organizações estrangeiras. As intervenções no Comicio da Festa do «Avante!» 2008 serão de Carina Castro, da Comissão Política da Direcção Nacional da JCP, de José Casanova, o director do jornal «Avante!» e da Comissão Política do CC do PCP e de Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP.