Evocação aos 10 anos do Prémio Nobel de José Saramago
Escolhemos o espaço da Festa do Avante! para concretizar a primeira de três iniciativas com as quais o PCP irá assinalar o acontecimento memorável que foi a atribuição a José Saramago do Prémio Nobel da Literatura. A escolha da Festa para esta homenagem pareceu-nos a mais apropriada, por um lado porque a Festa do Avante! é a maior, a mais relevante, a mais bela realização do Partido de que José Saramago é militante há quase quarenta anos; e, por outro lado, porque José Saramago tem sido, ao longo dos anos, uma presença constante na Festa - numa fase inicial, participando nas jornadas de trabalho; posteriormente, participando nas sessões em que vem falar com os seus leitores e autografar os seus livros – esses livros que são produto de outras jornadas de trabalho, talvez não tão diferentes como à primeira vista pode parecer das jornadas dos que constroem e realizam a Festa.
Em todo o caso, integrando o conjunto dos construtores da Festa, ou seja, aqueles milhares e milhares de militantes e amigos do Partido que com o seu trabalho voluntário a constroem e a que se juntam, durante três dias, os milhares e milhares de cidadãos apartidários ou até membros de outros partidos que a visitam – todos fazendo da Festa do Avante! um espaço único de convívio fraterno, um pedacinho do futuro pelo qual lutamos.
Infelizmente, este ano o camarada José Saramago não está aqui connosco – mas fez questão de prometer que no próximo ano cá estará e, uma vez mais, trazendo consigo um novo livro – A Viagem do Elefante, a ser lançado brevemente.
Por isso, o José Saramago enviou-nos aquela mensagem fraterna que acabámos de ouvir.
Ler Texto Integral
Ver Vídeo de homenagem a José Saramago e respectiva mensagem