3.5.1. A ofensiva do grande capital, desenvolvida no momento actual a partir da política de direita do Governo PS, inscrevendo nos seus objectivos a destruição do regime democrático, a eliminação do quadro de direitos constitucionalmente consagrados, a alienação da soberania nacional e a reconstituição do capitalismo monopolista de Estado, teve no PCP a força que de forma mais coerente, mais consequente e mais capaz a combateu.
3.5.2. O PCP assumiu um papel central e insubstituível na luta contra a política de direita. Fê-lo apoiando e dinamizando uma intensa luta de massas e desenvolvendo uma profunda intervenção política e institucional, interpretando os problemas e aspirações dos trabalhadores e das populações que assim se projectaram.
3.5.2.1. O desenvolvimento da luta de massas, conjugado com uma reforçada intervenção do PCP e dos comunistas nas instituições e na sociedade, confirmou-se como um factor determinante para travar processos, alcançar novos avanços e conquistas favoráveis às massas populares, para derrotar a política de direita e para criar condições para uma verdadeira alternativa de esquerda.
3.5.2.2. Na Assembleia da República, no Parlamento Europeu, no Parlamento Regional da Madeira e nas Autarquias Locais, os eleitos do PCP têm pautado a sua intervenção por elevados padrões de exigência ética, numa acção articulada com o Partido e as organizações de massas, cumprindo os compromissos assumidos com o eleitorado e desempenhando de forma qualificada, oportuna e consequente o mandato atribuído pelo povo, em defesa dos interesses dos trabalhadores, das populações, da juventude e do País.
3.5.2.3. Em estreita ligação com os trabalhadores e as populações, os seus interesses e aspirações, o Grupo Parlamentar, no quadro da acção e orientação geral do Partido, participou em todas as grandes batalhas políticas travadas na Assembleia da República, tomou numerosas iniciativas com vista a dar resposta aos problemas nacionais e às dificuldades crescentes impostas pela política do Governo, combateu e denunciou o conjunto de legislação que a maioria parlamentar e o Governo produziram contra direitos e conquistas sociais.
3.5.2.4. No Parlamento Europeu, a acção dos deputados eleitos pelo PCP tem-se traduzido na defesa dos interesses nacionais, no combate às medidas e decisões que comprometem o desenvolvimento económico do País e os direitos dos trabalhadores e do nosso povo, no quadro de uma estreita relação com as organizações do Partido, no combate aos problemas que decorrem das políticas comunitárias, na defesa da soberania nacional, da paz e na solidariedade com outros povos.
3.5.2.5. Nas autarquias locais, os eleitos do PCP, em maioria e minoria, têm pautado a sua intervenção por uma gestão democrática e participada, pela defesa intransigente da defesa dos interesses das populações, pela isenção e transparência no exercício dos seus mandatos, pela defesa da gestão pública e das competências e poderes das autarquias locais.
3.5.3. A par de uma empenhada contribuição para o alargamento, unidade e combatividade das organizações e movimentos de massas, designadamente para o reforço do movimento sindical unitário e para a afirmação da sua natureza de classe e princípios, assim como nas batalhas eleitorais realizadas, entendidas também como uma importante campanha de esclarecimento e mobilização contra a política de direita, o PCP, confirmando-se como grande partido nacional, interveio em todas as dimensões da vida nacional, afirmando a sua identidade própria e o seu projecto para um país mais justo, fraterno e solidário.
3.5.3.1. Pela sua profunda ligação e identificação com os anseios dos trabalhadores e das massas populares, pela sua acção e intervenção política, pelo firme combate à política de direita e a clara exigência de uma ruptura com a mesma, pela sua contribuição para o alargamento da consciência política, ideológica e de classe das massas populares, o PCP confirmou-se como a mais importante força de oposição à política de direita, e deu expressão política à frente social que a ela se opõe.
In Projecto de Teses do XVIII Congresso do PCP
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. VISEU: Apresentação do li...
. Roteiro Antifascista: É p...
. O atrevimento da ignorânc...
. Manifestação 10 de Julho ...
. Manifestação 10 de Julho ...
. Autarcas querem a regiona...
. Qual o país que conseguir...
. Donald Trump = 62 984 825...
. João Ferreira 1.º candida...
. avante!
. bce
. benfica
. blog
. blogs
. cartoon
. castendo
. cds
. cdu
. cgtp
. cgtp-in
. classes
. crise
. crise do sistema capitalista
. cultura
. cultural
. desporto
. economia
. eleições
. emprego
. empresas
. engels
. eua
. fascismo
. fmi
. futebol
. governo
. grupos económicos e financeiros
. guerra
. história
. humor
. imagens
. impostos
. jornal
. lénine
. liga
. lucros
. luta
. marx
. música
. notícias
. paz
. pcp
. pensões
. poema
. poesia
. poeta
. política
. portugal
. ps
. psd
. recessão
. rir
. salários
. saúde
. sexo
. sistema
. slb
. sons
. trabalho
. troika
. vídeos
. viseu
. vitória
. A
. Abril
. Antreus
. Arquivo «Avante!» Clandestino
. Arquivo Marxista na Internet
. Arquivo «O Militante» Clandestino
. Arte TV
. Associação Conquistas da Revolução
. Avante!
. B
. Biblioteca Nacional de Portugal
. C
. C de...
. Cebrapaz
. CGTP-IN
. Che 80
. Citador
. Cité Nationale de l'Histoire de l'Immigration
. Comissão Concelhia de Viseu do PCP
. Confederação Nacional da Agricultura
. CUBA - uma espinha cravada na garganta do Império
. D
. Digital National Security Archive
. 2013 - Centenário de Álvaro Cunhal
. DoteCome
. E
. F
. FARC-EP
. G
. GEAB
. H
. Hoje Há Conquilhas, Amanhã Não Sabemos
. I
. Instituto dos Museus e da Conservação
. J
. Jogos
. Juventude Comunista Portuguesa
. K
. L
. La Haine
. Lutemos
. M
. Momentos
. MUSP
. N
. O
. 8!8!8!
. O Diário
. O Fado
. Organização Regional de Viseu do PCP
. P
. Para a História do Socialismo
. Partido Ecologista Os Verdes
. Partido pelo Socialismo e Libertação
. Penalva do Castelo: Uma Terra, Um Lugar
. Politeia
. Q
. Question of Palestine at the U.N.
. R
. Rebelión
. Red de Redes En Defensa de la Humanidad
. Resistir
. Resistir por um Mundo Melhor
. Revista Comunista Internacional
. S
. Solidnet
. T
. U
. UNESCO
. UNICEF
. URAP
. V
. Voltaire
. W
. X
. Xatoo
. Y
. Yosmary... ¡Venezuela Socialista!
. Z