«Responsabilizações Políticas Individuais e Retroactivas»
«Apenas uma nota sobre um tema: o das responsabilizações políticas individuais e retroactivas.
Desculpe lá, mas eu só vejo acontecer isso com os comunistas.
Alguém anda aí atirar para cima dos ombros do Pacheco Pereira, do Durão Barroso, do Jorge Coelho, da Helena Matos e de tutti quanti os milhões de mortos da «revolução cultural chinesa»? Não vejo.
Alguém anda aí a atirar para cima dos ombros dos socialistas portugueses as responsabilidades dos socialistas franceses nos crimes e massacres em duas guerras coloniais como na Indochina e na Argélia? Não vejo.
Alguém anda para aí atirar para cima dos ombros das personalidades ou apoiantes de partidos de direita todas as ditaduras a que partidos de direita se associaram no mundo? Não vejo.
Alguém anda aí a atirar para cima dos ombros de todos os defensores do capitalismo todos os crimes, genocídios e guerras que gerou? Não vejo.
E não só não vejo, como não acharia justo que assim fosse. Pelas mesmas razões porque não acho justo que o façam aos comunistas portugueses que, digam os JMC's o que quiserem, têm um património individual e colectivo de vinculação à causa da liberdade que não teme comparações.»
Publicado por Vítor Dias no seu blog "O Tempo das Cerejas"