Sábado, 2 de Maio de 2009

Vital Moreira: Ele há coisas fantásticas, não há?

    Algumas perguntas de um observador que se considera atento:

  1. A quem serve este tipo de incidentes? À CGTP-IN? Ao PCP? À CDU? Ao PS? A Vital Moreira?

  2. O que têm João Proença, a UGT, Vitalino Canas, Vital Moreira e tutti quanti na blogosfera e na comunicação social a dizer e a escrever quanto a isto e isto?

  3. Porque razão Vital Moreira, que faz questão de afirmar que não é militante do PS, estava incluído numa delegação OFICIAL do PS?

  4. Esta notícia é verdadeira? Se sim quem alterou o local e o itinerário e porquê? E porque não saiu na edição impressa do jornal?

  5. O PS, Vital Moreira e Vitalino Canas (e tutti quanti na blogosfera e na comunicação social) importam-se de cumprir as regras mínimas do lead jornalístico e de nos informar sobre o onde, o como, o quem e o porquê que os leva a acusar a CGTP-IN e o PCP?

  6. Vital Moreira (e Daniel Oliveira, e Miguel Portas, e etc.) quer fazer o favor de contar aos portugueses em quantas reuniões do PCP participou, enquanto militante deste partido, em que tivesse sido decidido agredir ou provocar militantes de outros partidos, para mais incluídos em delegações oficiais?

  7. O PS, ou o seu governo, já pediram desculpas pelas afirmações daquele  Secretário de Estado que disse que ia «trucidar» trabalhadores da função pública?

  8. «Estragámos a festa. Entrámos (no Estádio 1º de Maio) de roldão, em puro confronto físico, (...) abrindo caminho ao empurrão, ao soco e aos encontrões. (...) Quando lá chegámos (à tribuna) fomos impedidos de entrar pelos elementos da Intersindical (...) Impossibilitados de entrar e de usar da palavra». Vital Moreira e Vitalino Canas desconheciam isto?
  9. Alguém que explicar estes «esquecimentos»?

Notícias AQUI e AQUI

                                                                                                                                        

sinto-me:
publicado por António Vilarigues às 19:09
link do post | comentar | favorito
19 comentários:
De gr-gr a 2 de Maio de 2009 às 23:42
Um texto de investigação muito pertinente e necessário.
A partir destas 9 questões, para quem ainda tiver dúvidas, fica totalmente esclarecido.
Parabéns!

GR
De Hugo Besteiro a 3 de Maio de 2009 às 00:23
É uma vergonha.. ontem escrevi também sobre isto (http://tacada.blogspot.com/2009/05/vital-e-o-sol-forte.html)

E não acho que o Carvalho da Silva se tenha portado da melhor forma.

De António Vilarigues a 3 de Maio de 2009 às 22:09
Caro Hugo Besteiro,
Lido e assimilado. Continua
De aoutraquesoueu a 3 de Maio de 2009 às 01:06
Não podia deixar de recomendar esta leitura lá no meu blogue pois não é demais toda a divulgação que se faça para mostrar onde está a verdade.
Um abraço
De António Vilarigues a 3 de Maio de 2009 às 22:11
Obrigado pelo destaque.
Fraternais saudações revolucionárias
De ABRIL DE NOVO a 3 de Maio de 2009 às 09:18
Quem semeia ventos, colhe vaias e apupos. Só não percebi bem aquele mimo final, onde se ouve nitidamente um dos insultantes a vociferar: “comunista de merda”… A estranheza não vem do excremento em si… O Vital até ficou a falar mais grosso – com aquela voz de falsete “castrati” de mezzo-soprano. E a campanha de vitimização já tem mais uma adenda. Haja Justiça de Fafe para esta gentalha que nos desgoverna a brida solta… para justificar o injustificável: mais desemprego, mais precariedade, milhões para os banqueiros, tostões para o povo, trabalhadores e reformados... É caso para dizer que tudo aquilo aconteceu ao Vital por causa dum bolo estragado que ele comeu na Pastelaria Suíça.
De António Vilarigues a 3 de Maio de 2009 às 22:15
Vamos ter mais do mesmo durante toda a campanha.Vide a mesma tentativa em Melgaço, procurando envolver alguém que nem estava no local. Há que não embarcar nas várias provocações que se vão suceder.
De SENSEI a 3 de Maio de 2009 às 15:03
Já publiquei!... Vai lá ver, pois agradeço-te públicamente.

Ouss
De António Vilarigues a 3 de Maio de 2009 às 22:15
Obrigado pelo destaque.
Já agora no que a mim respeita és um exagerado...
De Fernando a 3 de Maio de 2009 às 17:12
O melhor é que no prório vídeo da RTP aparecem dirigentes do BE nos incidentes!

Aconselho verem este EXCELENTE post:
http://salvoconduto.blogs.sapo.pt/80503.html

Vejam entre os segundos 16 e 22.

Há gente do Bloco que devia ter vergonha e perdeu uma excelente oportunidade de ficar calada em vez de destilar o seu já habitual ódio anticomunista. E falo da atitude deplorável de Daniel Oliveira no Arrastão.
De António Vilarigues a 3 de Maio de 2009 às 22:19
Pois é! Mais tarde ou mais cedo, como diria o professor Marcelo, tudo se sabe...
De Bruno a 3 de Maio de 2009 às 18:16
Não lhes deixaram montar a tribuna nas ruas, tiveram direito apenas às TVs e jornais...

Podem ter as TVs e jornais do lados deles, mas as ruas parece que ainda são das pessoas.


Vitalino Canas não é um tal envolvido com uma empresa de trabalho temporário? Se sim, isto é a **** da ironia!!
De António Vilarigues a 3 de Maio de 2009 às 22:22
Aliás o Vital Moreira tem que esclarecer algo que com a sua enorme vaidade parece não percepcionar: entre tantos «ex» porquê só ele «foi agredido»????????????????
De General Zé a 3 de Maio de 2009 às 23:21
Vitalino Canas é o Provedor do Trabalho Temporário. Ver
http://www.provedortt.org.
De Anónimo a 4 de Maio de 2009 às 23:03
http://videos.sapo.pt/2CFOk5MB3t0CVhVtlSmp
http://videos.sapo.pt/WZu0fydz0D3cRNs7Dop3
http://videos.sapo.pt/jQubDK6q3y9YZy40l0sK

Veja os anormais e inadaptados.

quanto à pergunta 6 , tambem nunca vi repreender uma conduta INTOLERÁVEL de vários militantes do PCP , para com antigos companheiros de luta , e escuso de dizer nomes, ficamos pelos folhas secas.
De Daniel Oliveira a 6 de Maio de 2009 às 03:38
Caro António,

Em nenhum momento ninguém se pôs a identificar pessoas do PCP (eu reconheci algumas) envolvidas no incidente. Acho incrível que participe, com aplauso a alguns dos comentários, na delacção anónima (com identificação de pessoas) digna de bufos. Por mim, apesar de ter identificado várias pessoas (que por razões evidentes conheço de outros tempos) recuso-me a esse papel. Por mais jeito que me dê a si ou a mim, também (por respeito a um passado negro) o deveria fazer. No caso, a pessoa que está a ser identificada fez isto: chamou "traidor" (e não foi ele que disse "traíste o partido") e "capitalista". Não atirou águra nem tentou pontapear, coisa que se vê em várias imagens. Quer identificar essas pessoas? E talvez enviar às autoridades? Espero que não. Já lá vai esse tempo.

Sim, eu já fui várias vezes insultado em manifestações: "traidor", "vendido" e até "fascista". Nem sei como isso lhes espanta.

Como é evidente não acho nem nunca achei que o PCP decidiu agredir seja quem for. Acho apenas desastrada a reacção do PCP aos incidentes.
De António Vilarigues a 6 de Maio de 2009 às 07:22
Caro Daniel Oliveira,
1. Todo o 1º parágrafo do seu comentário «O sectarismo do PCP prejudica os trabalhadores» é muito mais do que « (...) nunca achei que o PCP decidiu agredir seja quem for. Acho apenas desastrada a reacção do PCP aos incidentes.».
2. O objectivo nos meus comentários, a frio, mais de 24 horas depois, até porque o meu 1º de Maio foi no distrito de Viseu, foi colocar a aquestão que TODOS os que têm responsabilidade política deviam fazer: A QUEM SERVE este tipo de incidentes?
3. Não foi isso que o Daniel fez. E tinha obrigação de o fazer. Porque o Daniel, tal como o Vital, foi membro do PCP. E sabe perfeitamente que a orientação do PCP para todos os seus militantes é não embarcar em provocações e manter a serenidade.
4. Admito que tenha havido um ou outro militante do meu partido envolvido (INDIVIDUALMENTE) nos acontecimentos. Mas o que o Daniel no referido texto afirma é bem diferente e nem vale a pena citá-lo porque sabe muito bem o que escreveu...
5. Que a operação Vital não foi inocente prova-o a tentativa de reedição em Melgaço. Com acusações directas ao coordenador da União dos Sindicatos, Adão Mendes, do género da do presidente da Cãmara («eu vi-o»!!!) quando ele nem sequer estava no local!...
6. Obviamente que acho a reacção do PCP (http://ocastendo.blogs.sapo.pt/651627.html) e (http://ocastendo.blogs.sapo.pt/653654.html) tudo menos desastrada. Aliás o Daniel nos dois comentários não o demonstra. Afirma-o e já está.
7. Como o Daniel muito bem sabe as imagens foram utilizadas pela RTP (ver http://www.cdu.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=205&Itemid=37) foram utilizadas para provar o «envolvimento do PCP». Pela minha parte, (o passado, o presente, e espero que o futuro, falam por si) nunca esteve em causa a delacção.
8. O ESSENCIAL é que se procurou envolver todo um partido em aconecimentos a cuja responsabilidade é alheio. Aliás veja-se a atitude serena desse mesmo partido, o PCP, face aos acontecimentos coma elementos da UGT: http://www.dorl.pcp.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=3211&Itemid=100 e http://www.dorl.pcp.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=3212&Itemid=100.
Onde está, e cito-o, «A cena absolutamente lamentável que sucedeu no 1º de Maio (onde estive) é um retrato fiel da evolução de algumas franjas da militância do PCP que se sentem cada vez mais à vontade para soltar todo o seu sectarismo intolerante. Na verdade, este tipo de comportamento, apesar de ser isolado (não foram os manifestantes, mas apenas alguns deles, que agrediram Vital Moreira), corresponde a um ambiente cada vez mais crispado com tudo o que não seja PCP e se atreva a participar em manifestações que, recorde-se, não são do PCP. E ele é alimentado por esta direcção do partido, a mais sectária que o PCP teve desde o 25 de Abril. »
De António Vilarigues a 6 de Maio de 2009 às 07:25
O último período:
«(...) um retrato fiel da evolução de algumas franjas da militância do PCP que se sentem cada vez mais à vontade para soltar todo o seu sectarismo intolerante. Na verdade, este tipo de comportamento, apesar de ser isolado (não foram os manifestantes, mas apenas alguns deles, que agrediram Vital Moreira), corresponde a um ambiente cada vez mais crispado com tudo o que não seja PCP e se atreva a participar em manifestações que, recorde-se, não são do PCP. E ele é alimentado por esta direcção do partido, a mais sectária que o PCP teve desde o 25 de Abril. »?

Comentar post

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 27 seguidores

.pesquisar

.Agosto 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. O atrevimento da ignorânc...

. Manifestação 10 de Julho ...

. Manifestação 10 de Julho ...

. Autarcas querem a regiona...

. Qual o país que conseguir...

. Donald Trump = 62 984 825...

. João Ferreira 1.º candida...

. Roriz 2019

. Porquê agora a Venezuela?

. Ingredientes de uma campa...

.arquivos

. Agosto 2019

. Julho 2019

. Fevereiro 2019

. Janeiro 2019

. Dezembro 2018

. Outubro 2018

. Julho 2018

. Maio 2018

. Abril 2018

. Março 2018

. Fevereiro 2018

. Janeiro 2018

. Dezembro 2017

. Novembro 2017

. Outubro 2017

. Setembro 2017

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Junho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Setembro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

.tags

. álvaro cunhal

. assembleia da república

. autarquia

. avante!

. bce

. benfica

. blog

. blogs

. câmara municipal

. capitalismo

. caricatura

. cartoon

. castendo

. cds

. cdu

. cgtp

. cgtp-in

. classes

. comunicação social

. comunismo

. comunista

. crise

. crise do sistema capitalista

. cultura

. cultural

. democracia

. desemprego

. desenvolvimento

. desporto

. dialéctica

. economia

. economista

. eleições

. emprego

. empresas

. engels

. eua

. eugénio rosa

. exploração

. fascismo

. fmi

. futebol

. governo

. governo psd/cds

. grupos económicos e financeiros

. guerra

. história

. humor

. imagens

. imperialismo

. impostos

. jerónimo de sousa

. jornal

. josé sócrates

. lénine

. liberdade

. liga

. lucros

. luta

. manifestação

. marx

. marxismo-leninismo

. música

. notícias

. parlamento europeu

. partido comunista português

. paz

. pcp

. penalva do castelo

. pensões

. poema

. poesia

. poeta

. política

. portugal

. precariedade

. ps

. psd

. recessão

. revolução

. revolucionária

. revolucionário

. rir

. salários

. saúde

. segurança social

. sexo

. sistema

. slb

. socialismo

. socialista

. sociedade

. sons

. trabalhadores

. trabalho

. troika

. união europeia

. vídeos

. viseu

. vitória

. todas as tags

.links

.Google Analytics

blogs SAPO

.subscrever feeds