(continuação)
3 – Perfil de um PR da direita
Para Cavaco Silva (o PR que ignorava os Lusíadas e confundia a Utopia, baseada nas descrições de um marinheiro português, com a Montanha Mágica ou Os Buddenbrook…), inepto, inculto, conflituoso, como não pode dissolver a assembleia propôs-se ignorar os resultados.
A audição do PR a banqueiros e economistas alinhados à direita mostra que no neoliberalismo o que conta não é "um cidadão um voto", mas "1 euro um voto". O que denuncia tiques do corporativismo fascista.
O que preocupa o PR não é a pobreza, o desemprego, a emigração, são os "tratados europeus". Assume-se não como o PR de todos os portugueses, mas como o representante dos interesses de Bruxelas-Berlim em Portugal, independentemente do que esses tratados representaram e representam de prejuízo para Portugal.
Os números da pobreza, da estagnação económica, do endividamento, passam ao lado das elucubrações da direita. No mesmo sentido, aí está o "bom caminho" que o PSD-CDS alardeia e os "resultados alcançados" que o PR defende.
Fala nos "cofres cheios" ignorando o endividamento das empresas e famílias, as penhoras, os 50 mil milhões de euros de aumento da dívida pública de responsabilidade da direita e o esmagador serviço de dívida.
O PR que arrogantemente afirmava que "tinha estudado todos os cenários" – da mesma forma que no caso BES?! – enreda-se em audições, como justificação para não "ter em conta os resultados eleitorais" dando crédito à bizarra teoria, sem suporte constitucional, do governo "que ganhou as eleições".
A direita, com o apoio do PR, procurou a cisão no PS e abandonou fingidos "consensos", pois "não queria governar com o programa do PS", tendo apenas em vista a submissão do PS a um governo PSD-CDS. Nesta circunstância o PS deixaria de fazer sentido na vida nacional. Que espécie de governo "estável" seria o da direita sem apoio parlamentar? Mas tal não foi incómodo para o PR.
Ficcionam-se divergências nos acordos para viabilizar um governo PS com apoios à sua esquerda. Faz-se por esquecer os desentendimentos, demissões, escândalos, contradições, entre ministros do PSD e do CDS, que duraram toda a governação até ao momento em que entraram em pré-campanha eleitoral, com o tempo que o PR lhes ofereceu.
A direita como não pode promover eleições fraudulentas como no fascismo salazarista, trata de procurar anula-las, até ter um resultado que lhes seja favorável. A tão provocatória como absurda ideia de revisão da Constituição que o permitisse, destinou-se apenas a exaltar ânimos irracionais numa população que se procura traumatizar com o agitar de calúnias.
No entanto, um governo PS apoiado à sua esquerda, será apenas um governo centro esquerda, mas basta isto para pôr em pânico e desencadear a ira da direita. Afastar-se dos ditames neoliberais é então ser radical! Radicalismo não é aumentar a pobreza e acabar com as funções sociais do Estado: é procurar reduzir a pobreza e dar algum sentido social à economia.
O desastre que a direita provocou ao país não incomoda o PR cujas opções ideológicas se evidenciam ignorando as consequências económicas e sociais e de austeridade. De facto, para a direita a austeridade não é o problema, é a solução para salvar a oligarquia monopolista e especuladora!
(continua)
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Autarcas querem a regiona...
. Qual o país que conseguir...
. Donald Trump = 62 984 825...
. João Ferreira 1.º candida...
. Ingredientes de uma campa...
. A operação lançada contra...
. Exposição II Centenário d...
. avante!
. bce
. benfica
. blog
. blogs
. cartoon
. castendo
. cds
. cdu
. cgtp
. cgtp-in
. classes
. crise
. crise do sistema capitalista
. cultura
. cultural
. desporto
. economia
. eleições
. emprego
. empresas
. engels
. eua
. fascismo
. fmi
. futebol
. governo
. grupos económicos e financeiros
. guerra
. história
. humor
. imagens
. impostos
. jornal
. lénine
. liga
. lucros
. luta
. marx
. música
. notícias
. paz
. pcp
. pensões
. poema
. poesia
. poeta
. política
. portugal
. ps
. psd
. recessão
. rir
. salários
. saúde
. sexo
. sistema
. slb
. sons
. trabalho
. troika
. vídeos
. viseu
. vitória
. A
. Abril
. Antreus
. Arquivo «Avante!» Clandestino
. Arquivo Marxista na Internet
. Arquivo «O Militante» Clandestino
. Arte TV
. Associação Conquistas da Revolução
. Avante!
. B
. Biblioteca Nacional de Portugal
. C
. C de...
. Cebrapaz
. CGTP-IN
. Che 80
. Citador
. Cité Nationale de l'Histoire de l'Immigration
. Comissão Concelhia de Viseu do PCP
. Confederação Nacional da Agricultura
. CUBA - uma espinha cravada na garganta do Império
. D
. Digital National Security Archive
. 2013 - Centenário de Álvaro Cunhal
. DoteCome
. E
. F
. FARC-EP
. G
. GEAB
. H
. Hoje Há Conquilhas, Amanhã Não Sabemos
. I
. Instituto dos Museus e da Conservação
. J
. Jogos
. Juventude Comunista Portuguesa
. K
. L
. La Haine
. Lutemos
. M
. Momentos
. MUSP
. N
. O
. 8!8!8!
. O Diário
. O Fado
. Organização Regional de Viseu do PCP
. P
. Para a História do Socialismo
. Partido Ecologista Os Verdes
. Partido pelo Socialismo e Libertação
. Penalva do Castelo: Uma Terra, Um Lugar
. Politeia
. Q
. Question of Palestine at the U.N.
. R
. Rebelión
. Red de Redes En Defensa de la Humanidad
. Resistir
. Resistir por um Mundo Melhor
. Revista Comunista Internacional
. S
. Solidnet
. T
. U
. UNESCO
. UNICEF
. URAP
. V
. Voltaire
. W
. X
. Xatoo
. Y
. Yosmary... ¡Venezuela Socialista!
. Z