Clicar na imagem para ampliar
A dívida federal dos EUA atinge 18 883 mil milhões de dólares,103,7 % do PIB. Mais grave ainda é o facto de cada ano desde há mais de uma década aumentar em média 1000 mil milhões de dólares (10 12), 114 milhões por hora.. Além disto a dívida total (incluindo privados) atinge 64 614 mil milhões.
As despesas militares e de segurança ascendem a 584 mil milhões, quase 60% do aumento da dívida. Contudo este valor está subestimado pois (pelo menos) não inclui as pensões dos veteranos e despesas médicas militares.
A propaganda vigente contesta outros números: Medicare –Medicaid: 1 013 mil milhões, Segurança social: 890,8 mil milhões. É aqui e na educação pública (encerramento de escolas) que os cortes se têm estado a fazer.
Há cerca de 2 milhões de presos, mais de 46 milhões de pobres, mais de 45 milhões recebem subsídios de alimentação (food stamps).
Recorde-se que quando foi pedida a intervenção da troika a dívida pública em Portugal era 94% do PIB, a dos EUA é agora maior. O aumento da dívida corresponde a capital fictício titulado em dólares, sem correspondência na economia real produtiva, pois as despesas militares são por natureza improdutivas.
A situação é tanto mais grave quanto o crescimento económico mundial, que poderia exigir um acréscimo na procura de dólares, está estagnado e há cada vez mais países cujo comércio se processa em moedas nacionais, como a China, a Rússia e parceiros comerciais que escapam à órbita dos EUA/NATO.
Portanto, temos todos os ingredientes de crise e é isso que está a acontecer.
No entanto, não é por este motivo nem assim que o capitalismo vai desaparecer. Pelo contrário, as soluções que se desenham são para aplicar a receita que aqui conduziu: mais concentração monopolista, mais finança usurária e especuladora, mais “liberdade” para o capital e seus “paraísos”. Por exemplo, na União Europeia, acelera-se a “união bancária” que formalizará o fim dos sistemas financeiros nacionais como tal.
Os propagandistas do sistema promovem estas soluções, condimentando-as com algumas críticas, factos tão evidentes que é impossível esconderem-se, porém não deixam de concluir de forma muito assertiva dizendo que a solução é: “mais europa”. Trata-se de fingir que se quer mudar alguma coisa, para ficar tudo na mesma. Nesta traficância de ideias são eles bons, têm muito treino…
(sublinhados meus)
A dívida federal dos EUA cresce ao ritmo de cerca de 2 milhões de dólares por minuto!!!
Daí que hoje os 19 milhões de milhões de dólares (19.000.000.000.000) já tenham sido atingidos e ultrapassados...
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. O atrevimento da ignorânc...
. Manifestação 10 de Julho ...
. Manifestação 10 de Julho ...
. Autarcas querem a regiona...
. Qual o país que conseguir...
. Donald Trump = 62 984 825...
. João Ferreira 1.º candida...
. Ingredientes de uma campa...
. avante!
. bce
. benfica
. blog
. blogs
. cartoon
. castendo
. cds
. cdu
. cgtp
. cgtp-in
. classes
. crise
. crise do sistema capitalista
. cultura
. cultural
. desporto
. economia
. eleições
. emprego
. empresas
. engels
. eua
. fascismo
. fmi
. futebol
. governo
. grupos económicos e financeiros
. guerra
. história
. humor
. imagens
. impostos
. jornal
. lénine
. liga
. lucros
. luta
. marx
. música
. notícias
. paz
. pcp
. pensões
. poema
. poesia
. poeta
. política
. portugal
. ps
. psd
. recessão
. rir
. salários
. saúde
. sexo
. sistema
. slb
. sons
. trabalho
. troika
. vídeos
. viseu
. vitória
. A
. Abril
. Antreus
. Arquivo «Avante!» Clandestino
. Arquivo Marxista na Internet
. Arquivo «O Militante» Clandestino
. Arte TV
. Associação Conquistas da Revolução
. Avante!
. B
. Biblioteca Nacional de Portugal
. C
. C de...
. Cebrapaz
. CGTP-IN
. Che 80
. Citador
. Cité Nationale de l'Histoire de l'Immigration
. Comissão Concelhia de Viseu do PCP
. Confederação Nacional da Agricultura
. CUBA - uma espinha cravada na garganta do Império
. D
. Digital National Security Archive
. 2013 - Centenário de Álvaro Cunhal
. DoteCome
. E
. F
. FARC-EP
. G
. GEAB
. H
. Hoje Há Conquilhas, Amanhã Não Sabemos
. I
. Instituto dos Museus e da Conservação
. J
. Jogos
. Juventude Comunista Portuguesa
. K
. L
. La Haine
. Lutemos
. M
. Momentos
. MUSP
. N
. O
. 8!8!8!
. O Diário
. O Fado
. Organização Regional de Viseu do PCP
. P
. Para a História do Socialismo
. Partido Ecologista Os Verdes
. Partido pelo Socialismo e Libertação
. Penalva do Castelo: Uma Terra, Um Lugar
. Politeia
. Q
. Question of Palestine at the U.N.
. R
. Rebelión
. Red de Redes En Defensa de la Humanidad
. Resistir
. Resistir por um Mundo Melhor
. Revista Comunista Internacional
. S
. Solidnet
. T
. U
. UNESCO
. UNICEF
. URAP
. V
. Voltaire
. W
. X
. Xatoo
. Y
. Yosmary... ¡Venezuela Socialista!
. Z